Orientação Orientação

Orientações básicas para as apresentações

 

MODALIDADES PIBIC, PIBIC-AF ou PIBIC-EM (CONIC e ENIC) - ver programação

O aluno da modlidade PIBIC, PIBIC-AF ou PIBIC-EM  terá dois (2) minutos para apresentar seu pôster para o avaliador.  O discente deve apresentar os resultados de seu projeto de forma sucinta e objetiva. Até três avaliadores passarão para avaliar cada discente.

Todas as apresentações das modalidades PIBIC, PIBIC-AF e PIBIC EM devem ser realizadas na forma de pôster. O pôster deve ter 90 cm largura x 120 cm altura. 

Modelo do pôster para cada uma das áreas abaixo:

-Ciências agrárias

-Ciências Biológicas

-Ciências da Saúde

-Ciências Exatas

-Engenharias

-Ciências Sociais Aplicadas

-Letras, artes e linguística

-Ciências humanas

____________________________________________________________________________________________________

MODALIDADE PIBITI - ver programação

Apresentações do CONITI serão todas no Campus Recife no dia 21 de novembro. Serão no formato de “Elevator pitch” – Um discurso de elevador. O discente precisa apresentar sua idéia de forma sucinta e objetiva em até 1 minuto e os avaliadores irão dazer perguntas em seguida.

Para o CONITI, o discente deve preparar sua apresentação como se estivesse mostrando sua idéia ou produto para potenciais investidores e clientes. É importante ser claro e objetivo, adaptando o discurso para uma audiência de investidores.

Para criar um bom “Elevator pitch”, o discente deve considerar os seguintes pontos:

1.O problema que sua idéia resolve

2.O produto/serviço que a você oferece para resolver esse problema

3.O modelo de negócio – Como você entrega a solução para o problema

4.O público-alvo

5.Os diferenciais da sua ideia e modelo de negócio em relação aos concorrentes.

 

 

Orientações básicas para as avaliações

 

Instruções para os avaliadores CONIC e ENIC

 

As apresentações dos alunos dos Programas PIBIC, PIBIC-AF e PIBIC-EM serão todas no formato de pôster;

Cada sessão de pôster terá duração de uma hora (1h) e cada discente apresentará em apenas uma sessão.

O discente irá apresentar seu pôster de maneira objetiva em até 2 minutos (2 min) e os avaliadores irão fazer perguntas em seguida.

O discente será avaliado por até três avaliadores.

 

Para padronizar a avaliação, considerando a premiação, os avaliadores devem seguir os seguintes passos:

  1. O/A avaliador/a deve solicitar que o discente apresente seu trabalho/banner de maneira objetiva, pontuando seus principais achados em até 2 minutos.
  2. O/A avaliador/a deve então fazer perguntas ao discente para avaliar diretamente: sua autonomia e domínio do tema; relevância e impacto do estudo para a ciência; relevância e impacto do estudo para a sociedade; e aspectos de inovação.
  3. O/A avaliador/a deverá, preferencialmente, passar no máximo 5 a 8 minutos adicionais com o discente, de maneira que cada aluno avaliado interaja por até 10 minutos com cada avaliador no máximo.
  4. O/A avaliador/a deve preencher o formulário de avaliação disponibilizado imediatamente após a apresentação do discente, preenchendo TODAS as perguntas e no final enviar para coletar outra avaliação.

 

                Instruções para os avaliadores CONITI

As apresentações dos alunos do Programa PIBITI serão no formato de “Elevator pitch” – Um discurso de elevador.

O discente irá apresentar sua idéia de forma sucinta e objetiva em até 1 minuto e os avaliadores irão fazer perguntas em seguida.

O discente poderá ser avaliado por até três avaliadores.

 

Para padronizar a avaliação, considerando a premiação, os avaliadores devem seguir os seguintes passos:

  1. Os avaliadores devem solicitar que o discente apresente seu Elevator pitch de maneira objetiva em até 1 minuto.
  2. Após esse período os avaliadores devem fazer perguntas que possam avaliar a autonomia e domínio do tema; relevância e impacto do estudo para a ciência e para sociedade; e aspectos de inovação. Os avaliadores não devem, preferencialmente, ultrapassar 5 minutos nesse processo.
  3. Os avaliadores devem então preencher o formulário de avaliação pontuando os diferentes itens considerando a rubrica abaixo.

CRITÉRIOS

10

 

Excede as expectativas

5

 

Atende às expectativas

1

 

Precisa melhorar

 

Avaliação

(10; 5; ou 1)/ Comentários

Desempenho

(Aparência, confiança, postura, fala claramente)

O discurso foi confiante e mantendo contato visual com o público.

O discurso foi pouco confiante e mantendo contato visual com o público na maior parte do tempo.

O discurso não foi  confiante, e o discente não manteve contato visual.

 

Apresentação do problema

(clara, concisa, compreensível)

Explica claramente  o problema que sua idéia resolve

 

Explica pouco claramente  o problema que sua idéia resolve

 

Não explica claramente  o problema que sua idéia resolve

 

 

Expectativas do produto - idéia

(declara seus objetivos, captura a atenção, persuasivo, realista)

Descreve claramente

o produto/serviço/ideia proposta para resolver esse problema;

Descreve pouco claramente

o produto/serviço/ideia proposta para resolver esse problema

Não  descreve claramente

o produto/serviço/ideia proposta para resolver esse problema

 

Caráter inovador

Muito Inovador

Pouco inovador

Nada inovador

 

Caráter diferencial

Descreve claramente o diferencial do  produto/serviço/ideia  em relação aos concorrentes

Descreve pouco claramente o diferencial  do  produto/serviço/ideia  em relação aos concorrentes

Não  descreve claramente o diferencial  do  produto/serviço/ideia  em relação aos concorrentes

 

Premiaria do discente?

(   ) Sim

(   ) Não