Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFPE - CICT/UFPE
Orientação
Orientações básicas para as apresentações
MODALIDADES PIBIC, PIBIC-AF ou PIBIC-EM (CONIC e ENIC) - ver programação
O aluno da modlidade PIBIC, PIBIC-AF ou PIBIC-EM terá dois (2) minutos para apresentar seu pôster para o avaliador. O discente deve apresentar os resultados de seu projeto de forma sucinta e objetiva. Até três avaliadores passarão para avaliar cada discente.
Todas as apresentações das modalidades PIBIC, PIBIC-AF e PIBIC EM devem ser realizadas na forma de pôster. O pôster deve ter 90 cm largura x 120 cm altura.
Modelo do pôster para cada uma das áreas abaixo:
____________________________________________________________________________________________________
MODALIDADE PIBITI - ver programação
Apresentações do CONITI serão todas no Campus Recife no dia 21 de novembro. Serão no formato de “Elevator pitch” – Um discurso de elevador. O discente precisa apresentar sua idéia de forma sucinta e objetiva em até 1 minuto e os avaliadores irão dazer perguntas em seguida.
Para o CONITI, o discente deve preparar sua apresentação como se estivesse mostrando sua idéia ou produto para potenciais investidores e clientes. É importante ser claro e objetivo, adaptando o discurso para uma audiência de investidores.
Para criar um bom “Elevator pitch”, o discente deve considerar os seguintes pontos:
1.O problema que sua idéia resolve
2.O produto/serviço que a você oferece para resolver esse problema
3.O modelo de negócio – Como você entrega a solução para o problema
4.O público-alvo
5.Os diferenciais da sua ideia e modelo de negócio em relação aos concorrentes.
Orientações básicas para as avaliações
Instruções para os avaliadores CONIC e ENIC
As apresentações dos alunos dos Programas PIBIC, PIBIC-AF e PIBIC-EM serão todas no formato de pôster;
Cada sessão de pôster terá duração de uma hora (1h) e cada discente apresentará em apenas uma sessão.
O discente irá apresentar seu pôster de maneira objetiva em até 2 minutos (2 min) e os avaliadores irão fazer perguntas em seguida.
O discente será avaliado por até três avaliadores.
Para padronizar a avaliação, considerando a premiação, os avaliadores devem seguir os seguintes passos:
- O/A avaliador/a deve solicitar que o discente apresente seu trabalho/banner de maneira objetiva, pontuando seus principais achados em até 2 minutos.
- O/A avaliador/a deve então fazer perguntas ao discente para avaliar diretamente: sua autonomia e domínio do tema; relevância e impacto do estudo para a ciência; relevância e impacto do estudo para a sociedade; e aspectos de inovação.
- O/A avaliador/a deverá, preferencialmente, passar no máximo 5 a 8 minutos adicionais com o discente, de maneira que cada aluno avaliado interaja por até 10 minutos com cada avaliador no máximo.
- O/A avaliador/a deve preencher o formulário de avaliação disponibilizado imediatamente após a apresentação do discente, preenchendo TODAS as perguntas e no final enviar para coletar outra avaliação.
Instruções para os avaliadores CONITI
As apresentações dos alunos do Programa PIBITI serão no formato de “Elevator pitch” – Um discurso de elevador.
O discente irá apresentar sua idéia de forma sucinta e objetiva em até 1 minuto e os avaliadores irão fazer perguntas em seguida.
O discente poderá ser avaliado por até três avaliadores.
Para padronizar a avaliação, considerando a premiação, os avaliadores devem seguir os seguintes passos:
- Os avaliadores devem solicitar que o discente apresente seu Elevator pitch de maneira objetiva em até 1 minuto.
- Após esse período os avaliadores devem fazer perguntas que possam avaliar a autonomia e domínio do tema; relevância e impacto do estudo para a ciência e para sociedade; e aspectos de inovação. Os avaliadores não devem, preferencialmente, ultrapassar 5 minutos nesse processo.
- Os avaliadores devem então preencher o formulário de avaliação pontuando os diferentes itens considerando a rubrica abaixo.
CRITÉRIOS | 10
Excede as expectativas | 5
Atende às expectativas | 1
Precisa melhorar |
Avaliação (10; 5; ou 1)/ Comentários |
Desempenho (Aparência, confiança, postura, fala claramente) | O discurso foi confiante e mantendo contato visual com o público. | O discurso foi pouco confiante e mantendo contato visual com o público na maior parte do tempo. | O discurso não foi confiante, e o discente não manteve contato visual. |
|
Apresentação do problema (clara, concisa, compreensível) | Explica claramente o problema que sua idéia resolve
| Explica pouco claramente o problema que sua idéia resolve
| Não explica claramente o problema que sua idéia resolve
|
|
Expectativas do produto - idéia (declara seus objetivos, captura a atenção, persuasivo, realista) | Descreve claramente o produto/serviço/ideia proposta para resolver esse problema; | Descreve pouco claramente o produto/serviço/ideia proposta para resolver esse problema | Não descreve claramente o produto/serviço/ideia proposta para resolver esse problema |
|
Caráter inovador | Muito Inovador | Pouco inovador | Nada inovador |
|
Caráter diferencial | Descreve claramente o diferencial do produto/serviço/ideia em relação aos concorrentes | Descreve pouco claramente o diferencial do produto/serviço/ideia em relação aos concorrentes | Não descreve claramente o diferencial do produto/serviço/ideia em relação aos concorrentes |
|
Premiaria do discente? | ( ) Sim | ( ) Não |