Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD)
Organograma Organograma
![Alvo com flechas no meio.](/documents/3057113/5148569/missao_dream.png/be0a8b81-63d9-404c-8942-691e8138fa65?t=1701268040884)
Missão
Missão
A SPREAD é uma unidade estratégica de gestão da Universidade Federal de Pernambuco, dedicada a articular todos os procedimentos relacionados ao Ensino a Distância. Sua missão inclui oferecer assessoramento e apoio aos agentes envolvidos, além de promover o desenvolvimento de uma cultura que favoreça a transformação digital gradual nos processos de ensino-aprendizagem na UFPE.
![Olho de cor castanho claro em destaque.](/documents/3057113/5148569/visao_dream.png/71b2b8f6-8cd2-43a5-8a2a-64e552502254?t=1701268054669)
Visão
Visão
![Mãos cooperando sustentando o planeta.](/documents/3057113/5148569/valores_dream.png/6001a6a2-1ec3-4c86-afd5-6df7557eddd3?t=1701268068521)
Valores
Valores
- Inovação, Modernidade, Qualidade
Propiciar novas perspectivas na concepção dos processos de ensino-aprendizagem, alinhando-os às realidades e cognições dos estudantes. Acreditamos que o ensino de qualidade deve estar integrado à realidade circundante, impulsionando constantes inovações. - Inclusão, Diversidade e Acessibilidade
Consideramos as especificidades do ensino público, oferecendo metodologias de qualidade nos processos de ensino-aprendizagem que atendam ao amplo alcance da diversidade, não apenas dos alunos, mas também dos professores e profissionais técnicos. Especialmente nas soluções oferecidas para garantir a acessibilidade a todos. - Trabalho em equipe
Fomentar a colaboração tanto interna quanto externa à SPREAD. Acreditamos na interação com outras unidades e agentes como um elemento fundamental na construção de significados e na criação de produtos educacionais inovadores. - Ética
Comprometimento com o tratamento ético e a gestão responsável dos dados arquivados, tanto em relação aos conteúdos quanto às pessoas (estudantes e professores), especialmente no projeto Recursos Educacionais Abertos (REA) da Universidade Federal de Pernambuco. - Excelência
Defendemos uma educação de excelência para todos, entendida como um direito inalienável do ser humano, democratizando o acesso às novas tecnologias aplicadas ao ensino e valorizando simultaneamente os aspectos humanos. Entendemos que a tecnologia é um meio inovador, atual e contemporâneo, capaz de contribuir para a universalização dos processos de ensino-aprendizagem, sem perder de vista a importância dos aspectos humanos e a valorização da diversidade.
![Caderno com anotações e tarefas.](/documents/3057113/5148569/objetivos_dream.png/f201d337-8a88-413b-b219-69d5be8d96d5?t=1701268086631)
Objetivos
Objetivos
- Estabelecer amplo consenso institucional por meio da elaboração de uma Resolução Normativa que defina a futura concepção do papel do Ensino a Distância na UFPE. Esta normativa tem o propósito de regulamentar e normatizar as características e a implementação do Ensino a Distância, alinhando-se às diretrizes institucionais.
- Articular e assessorar as diferentes unidades organizacionais competentes durante a implementação do Ensino a Distância, garantindo a coesão e efetividade nos aspectos relacionados a essa modalidade de ensino.
- Apoiar, assistir e subsidiar os agentes envolvidos em diversos processos de implementação da digitalização educacional, promovendo a integração efetiva das novas tecnologias no ambiente acadêmico.
- Desenvolver, em parceria com a PROGEPE, programas de capacitação de recursos humanos, incluindo docentes e técnicos, em novas tecnologias aplicadas ao ensino. Essa iniciativa visa fortalecer as competências necessárias para uma educação inovadora e tecnologicamente avançada.
- Fomentar, em colaboração com a STI e PROPESQI, projetos e programas de pesquisa em novas tecnologias aplicadas ao Ensino a Distância. Buscamos impulsionar o avanço do conhecimento e a inovação nas práticas educacionais, alinhando-as às demandas contemporâneas.
- Fomentar a criação de equipe(s) multidisciplinar(es) a nível institucional, seja dentro ou fora da unidade SPREAD, visando o adequado desenvolvimento das Políticas em Educação a Distância da UFPE. Isso inclui a promoção da criação do Recurso Educacional Aberto (REA).
![People smiling.](/documents/3057113/5148569/publico_alvo_pexels.png/97b8b0ba-22c7-47a8-b222-e0110a4dd33f?t=1701277651361)
Público-Alvo
Público-Alvo
- Docentes da UFPE:
Professores que desejam estar atualizados sobre as iniciativas, diretrizes e recursos disponíveis relacionados ao Ensino a Distância na Universidade.
- Técnicos em administração da UFPE:
Profissionais administrativos e de suporte técnico que desempenham um papel fundamental na implementação e operação de iniciativas de EaD.
- Discentes da UFPE:
Estudantes que buscam entender e participar ativamente das oportunidades oferecidas pelo Ensino a Distância na UFPE.
- Agentes parceiros da UFPE para Pesquisa em Projetos de EaD:
Parceiros externos e colaboradores que estão envolvidos em projetos de pesquisa relacionados ao Ensino a Distância.
![Homem subindo uma escada.](/documents/3057113/5148569/oportunidades_dream.png/2b1e352f-b5ef-4ab4-8d8c-2d0b0e5e5d0b?t=1701276905254)
Oportunidades
Oportunidades
- O avanço constante das novas tecnologias oferece uma oportunidade significativa para impulsionar gradualmente o crescimento do Ensino a Distância (EaD).
- No âmbito universitário, testemunhamos um notável crescimento nos cursos que adotaram a modalidade EaD ao longo da última década.
- Nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, existe um descompasso considerável em relação às iniciativas do setor privado, destacando a necessidade urgente de debater e adequar políticas para integrar tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem.
- As diretrizes do Ministério da Educação (MEC) contemplam a possibilidade de ministrar até 40% da carga horária dos componentes curriculares a distância, abrindo caminho para a inovação no ensino superior.
- A UFPE, em conjunto com setores como a SPREAD, deve articular políticas institucionais para implementar metodologias que incorporem o EaD de forma abrangente.
- As políticas de implementação devem atingir todos os setores envolvidos na UFPE e ser estrategicamente incorporadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
- Os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 resultaram na criação emergencial de metodologias de ensino remoto. Esse cenário, apesar de precário, socializou o uso de tecnologias aplicadas ao ensino, destacando a oportunidade de aprimorar essas práticas para o futuro.
![Homem dando um salto para o futuro.](/documents/3057113/5148569/desafios_dream.png/0f40b4bd-ed1a-47af-b4ec-20965385aee0?t=1701276905017)
Desafios
Desafios
- Elaboração da Normativa Institucional para o EaD: desenvolver e implementar uma Normativa Institucional exclusiva da UFPE para orientar e regulamentar as práticas de Ensino a Distância, consolidando a visão da Universidade nessa modalidade educacional.
- Capacitação em tecnologias para docentes: colaborar ativamente na capacitação, especialmente dos docentes, proporcionando suporte e recursos para a eficaz integração de Tecnologias aplicadas ao Ensino em suas práticas pedagógicas.
- Superação de resistências ao Ensino EaD: superar os desafios relacionados aos imaginários de rejeição e resistência ao Ensino a Distância na UFPE, promovendo uma mudança cultural e sensibilizando a comunidade acadêmica para os benefícios e oportunidades do EaD.
- Formação de Equipes Multidisciplinares competentes: contribuir com a formação de equipes multidisciplinares significativas e competentes, as quais serão responsáveis por orientar os esforços de transformação digital dentro do contexto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).