Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Estudante de Direito é premiada em evento da União Europeia
Notícias Notícias
Estudante de Direito é premiada em evento da União Europeia
Evento teve como tema a regulamentação europeia à inteligência artificial
A estudante da graduação de Direito da UFPE Consuêlo Maria Braga Pierre Branco foi premiada com o 2° lugar na 7ª edição da Simulação da União Europeia no Brasil (Sueb), em que participou representando a Universidade. A edição, que aconteceu de 3 a 7 deste mês, no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), teve como tema “Regulamentação Europeia à Inteligência Artificial (IA)”. O evento sem fins lucrativos é organizado pela Delegação da UE no Brasil.
A Sueb, realizada desde 2018, tem como objetivo fortalecer os laços entre a comunidade europeia e estudantes brasileiros e brasileiras de ensino superior. Podem participar estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu. A proposta é promover debates que estimulem o conhecimento dos participantes e possibilitar experiências acadêmicas e interpessoais. Os estudantes desta edição também tiveram a oportunidade de conversar com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e foram apresentados à Delegação da UE em Brasília.
Consuêlo explica que o evento é financiado pela UE, que arca com a alimentação, transporte e passagens aéreas de todos os 27 participantes, denominados ‘delegados’. “O evento consiste numa simulação do funcionamento autêntico do ‘Conselho da União Europeia’, que é, com o Parlamento Europeu, o principal órgão de decisão da UE”, descreve.
Ela conta porque o tema chamou sua atenção. “Estamos diante do primeiro regulamento de IA do mundo. A União Europeia está no centro das discussões sobre a regulação do ambiente digital, de dados e, mais recentemente, de IA. Gosto muito de participar de simulações de organismos internacionais como essa e me animei assim que vi o tema. Atualmente, tenho concentrado as pesquisas acadêmicas na área do Direito Digital, então foi perfeito”, explica ela.
A estudante descreveu como se desenrolou a competição. “Ao longo da simulação, nós precisávamos pesquisar sobre o assunto e formular documentos escritos contendo conclusões do comitê sobre o tema-objeto. As cláusulas do documento final versaram sobre as lacunas do Regulamento de IA da UE. Além disso, argumentávamos as propostas até entrar em consenso, num ambiente de cordialidade e diplomacia”, conta.
Como prêmio, Consuêlo ganhou uma viagem à Bélgica e retornará a Brasília na próxima Sueb. Ela também participará de um curso exclusivo do College of Europe. Na edição anterior, a UFPE teve outro aluno selecionado para participar da simulação, o estudante de Direito João Vitor Zaidan também foi premiado, sendo contemplado com o 3° lugar.