Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Evento celebra 80 anos do curso de Engenharia Mecânica e 55 anos do Departamento de Engenharia Mecânica
Notícias Notícias
Evento celebra 80 anos do curso de Engenharia Mecânica e 55 anos do Departamento de Engenharia Mecânica
A celebração ocorre no hall e no Auditório Professor Ivaldo Pontes, do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), no Campus Recife
Os 55 anos do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) e os 80 anos da graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) serão celebrados em evento nesta quinta e sexta-feiras (dias 21 e 22). A celebração ocorre no hall e no Auditório Professor Ivaldo Pontes, do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), no Campus Recife da UFPE. “Em 130 anos de existência da Escola de Engenharia de Pernambuco, o curso de Engenharia Mecânica participou de mais da metade dessa existência, tendo auxiliado em muito na industrialização do estado e formado diversos engenheiros ao longo de sua história que atuaram fortemente pela engenharia do país”, afirma o chefe do Demec, professor Silvio Eduardo Gomes de Melo.
No primeiro dia de celebração (quinta, 21), o evento será voltado para os estudantes do curso, com a realização de uma mesa com egressos da graduação em Engenharia Mecânica. No dia, além do compartilhamento de experiências da trajetória profissional dos egressos, haverá a exposição de projetos de extensão do curso, que fazem parte da trajetória do Departamento.
No dia seguinte (sexta, 22), haverá uma cerimônia solene com a presença do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo; do diretor do Centro de Tecnologia e Geociências - Escola de Engenharia de Pernambuco, professor Afonso Oliveira; e do chefe do Demec, o professor Silvio Melo; além de representantes dos docentes, dos técnicos e discentes. Após a sessão, o público confere palestra com o professor Antônio Carlos Maranhão sobre a história da Engenharia na UFPE, com destaque para a Engenharia Mecânica.
O Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) da UFPE iniciou suas atividades em 1969, sendo oriundo do Departamento de Engenharia Civil. O Demec atua na pesquisa, ensino e extensão, desenvolvendo e difundindo tecnologia atualizada nas áreas de materiais e fabricação, mecatrônica, metrologia, projetos mecânicos e sistemas automotivos, industriais metal-mecânicos, navais e offshore e térmicos.
Atualmente, o departamento é formado por 61 docentes e 16 técnicos administrativos em educação. Sua infraestrutura compreende 36 laboratórios, três cursos de graduação (Engenharia Mecânica, de Materiais e Naval), dois cursos de pós-graduação e três de especialização, além de seis projetos de extensão.
Já o curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFPE, teve sua origem no ano de 1944. “Os egressos do curso, ao longo de seus 80 anos de existência, participaram ativamente no desenvolvimento tecnológico e industrial de Pernambuco, tendo muitos deles obtido importância nacional”, afirma Silvio Melo. Entre os nomes que já passaram pelo curso estão o ex-ministro da Educação e ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque; e Arnaldo Rodrigues Barbalho, primeiro formado do curso e ex-secretário-geral do Ministério das Minas e Energia e ex-presidente da Chesf e da Eletrobras. “O próprio palestrante, Antonio Carlos Maranhão, tem uma longa carreira de sucesso. Precisaríamos de páginas e mais páginas para falar de pessoas de relevo para o Estado e para o País que iniciaram suas vidas no curso de Engenharia Mecânica da UFPE”, finaliza o professor Silvio Melo.
Programação - 55+ Demec | 80 Anos do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica
21/11 - Hall e auditório do i-Litpeg
14h - Mesa de abertura
14h30 - Mesa-redonda com a participação de egressos do Demec que atuam no setor industrial
16h30 - Café integrativo
16h30 - Visita à Exposição Extensionista, com projetos de extensão do Demec
22/11 - Auditório i-Litpeg
14h30 - Mesa de abertura
15h - Palestra plenária: “Engenharia Mecânica da UFPE, mais de meio século de história”, com Antônio Carlos Maranhão de Aguiar
17h - Vivências, histórias e homenagens do Demec
17h30 – Encerramento