Grupos de Pesquisa Grupos de Pesquisa
Líder do grupo: Prof. Tiago Felipe de Abreu Santos
O SOLDAMAT iniciou suas atividades em 2015, sendo formalmente constituído junto à Propesq e ao CNPq em 2017, alcançado novas colaborações com o setor privado e público em 2018, sendo as mais relevantes:
-
ESAB – empresa líder do mercado em consumíveis e máquinas de soldagem;
-
The Ohio State University – rankeada entre as 100 melhores universidades dos EUA;
-
Universidad de Antioquia – 2ª melhor universidade da Colômbia, que já tem uma cooperação formal com a UFPE.
O SOLDAMAT conta com 2 professores do DEMEC, uma pesquisadora DCR FACEPE/CNPQ, 4 professores/pesquisadores de universidades e/ou centros de pesquisa sediados em São Paulo, 2 alunos de doutorado e 8 de mestrado no PPGEM. O líder do grupo tem mantido uma produção científica de 2,75 A1 equivalente em 2016, 1,6 em 2017 e já tem 1,55 A1 equivalente em ENG III em 2018. Trata-se do primeiro grupo de pesquisa formalmente constituído em Pernambuco na área de soldagem.
Líder do grupo: Prof. Bráulio Silva Barros
O SUPRAMMAT é um grupo de pesquisa que iniciou suas atividades no ano de 2015, sendo sediado no CTG, fisicamente instalado no DQF e certificado pela UFPE e CNPq. O grupo desenvolve pesquisas de caráter multidisciplinar com especial interesse em áreas como nanotecnologia, energia, meio ambiente e saúde; sempre com foco no desenvolvimento de novos materiais e processos. O grupo é coordenado pelo professor Bráulio Silva Barros, membro do quadro docente do DEMEC e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq com Fator H igual 10 (Web of Science) e 11 (Scopus). Além disso, também conta com um professor/pesquisador pertencente ao DQF, 4 alunos de doutorado, três de mestrado e 8 alunos de graduação. O SUPRAMMAT tem participado de várias iniciativas voltadas para o desenvolvimento da pesquisa cientifica, tecnológica e de inovação, integrando o Núcleo de Excelência em Materiais Lantanídicos – MatLAN (PRONEX / FACEPE / CNPq) e o Instituto Nacional de Materiais Lantanídicos para Sensores e Marcadores – INCT NANOMARCS (FACEPE / CNPq). Além disso, também tem atuado de forma decisiva na preparação de proposta APCN em Engenharia Aeroespacial, que será submetida na respectiva chamada CAPES de 2018. Em termos de cooperação internacional, o SupraMMat tem mantido interação com grupos de diversas universidades, dentre as quais: Université de Strasbourg / França; Université du Littoral Côte d’Opale / França; Politechnika Gdanska / Polônia; Universitat Zu Koln / Alemanha; Carl von Ossietzky Universitat Oldenburg / Alemanha e Universidade de Lisboa / Portugal. Estas interações têm resultado em publicações científicas conjuntas, bem como troca de experiências e visitas técnicas de ambos os lados. Também significativa, é a participação do coordenador do grupo no projeto Catalytic Valorization of Small Molecules and Biomass Engineering (BioValE) fomentado pela Alexander von Humboldt Foundation, Alemanha, via seu CONNECT Follow-up Program. Esta iniciativa culminou na visita professores Alemães ao Brasil, do Professor Bráulio a Alemanha e no estabelecimento da cooperação formal com o grupo. Mais recentemente, o SupraMMat contribuiu de forma ativa na elaboração da proposta institucional (UFPE) para o Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt. Nesta proposta foram estabelecidas as bases para o plano estratégico de internacionalização da UFPE, cabendo ao SupraMMat a confirmação das relações com as universidades já citadas e com a Universidade de Manchester. Todas estas ações têm garantido uma produção em pesquisa consolidada e qualificada, com cerca de 13 artigos qualis A e 4 artigos qualis B (CA Materiais).
Líder do grupo: Prof. Oscar Olimpio de Araujo Filho
O MetalPo é um grupo de pesquisa que iniciou suas atividades no ano de 2011, sediado no CTG, fisicamente instalado no INTM. O grupo desenvolve pesquisas de caráter multidisciplinar nas áreas de metalurgia do pó e tecnologia metalúrgica. O grupo é coordenado pelo professor Oscar Olimpio de Araújo Filho, membro do quadro de docentes do DEMEC e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq. Além disso conta com 1 aluno de doutorado, 4 mestrados e 2 alunos de graduação (iniciação científica).
Líder do grupo: Prof. Flávio José da Silva
O grupo trabalha no desenvolvimento de pesquisas em processos de usinagem, desgaste e vida de ferramentas, Fluidos de Corte, Caracterização de superfícies, Desgaste abrasivo, Tratamento Térmico Criogênico. Atualmente o grupo conta com 2 professores pesquisadores, 1 aluno de doutorado, 2 alunos de mestrado e 3 alunos de graduação. O grupo desenvolve trabalhos em temas como: “Estudo de estratégias no fresamento trocoidal e seu efeito no acabamento de peças e na vida de ferramentas”, “Desenvolvimento e avaliação de fluidos corte com óleos vegetais para aplicação em usinagem”, “Efeito do tratamento térmico criogênico em ferramentas de HSS e seu desempenho em usinagem”, “Avaliação de desgaste abrasivo em revestimentos aplicados por Aspersão”, Térmica, Soldagem e Laser Cladding”. Dois laboratórios encontram-se na responsabilidade do grupo: Laboratório de Fabricação por Usinagem (LFU) e o Laboratório de Superfícies e Desgaste (LSD), ambos sitiados no INTM.