Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)
O Programa
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, foi criado em 1978, inicialmente com o curso de mestrado, e ampliado, posteriormente, em 2002, com a implantação do curso de doutorado. Tem por finalidade/missão proporcionar uma formação humana, ética e acadêmica de alto nível, baseada na articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e orientação, e voltada a uma atuação crítica e propositiva com vistas ao fortalecimento do processo de democratização da educação e da sociedade brasileira.
O PPGEdu tem como objetivos:
a) formar o(a) pesquisador(a) com alta qualificação acadêmica, comprometidos(as) com a produção e o avanço do conhecimento científico para atuarem em atividades de pesquisa e docência no Ensino superior, bem como em outras instituições da área da educação, inclusive a Educação básica;
b) proporcionar aos seus/suas discentes uma sólida formação na área de educação, de forma a dotá-los(as) de competência científica e técnico- profissional;
c) oferecer ambientes e recursos adequados para o desenvolvimento de pesquisa e análise do fenômeno educativo, em suas múltiplas dimensões e determinações;
d) estimular e promover a socialização dos estudos e pesquisas; e
e) incentivar a cooperação acadêmica e científica dos/das pesquisadores, em âmbito nacional e internacional.
A identidade acadêmica do PPGEdu, a qualidade da produção intelectual do corpo docente e discente e a alta inserção profissional dos seus egressos no magistério e na gestão pública da Educação são reconhecidas local, regional e nacionalmente. Nos últimos anos, o Programa tem desenvolvido uma política sistemática de autoavaliação com o envolvimento e a participação dos docentes, discentes e egressos, inclusive na elaboração das ações a serem priorizadas e no acompanhamento do seu planejamento político-formativo, orientando-se pelos seguintes princípios:
I – autonomia universitária na condução dos processos de gestão, ensino,
pesquisa e extensão;
II – respeito à democracia interna da universidade;
III – liberdade de cátedra;
IV – inclusão e acessibilidade para docentes, servidores (as) técnico-
administrativos, discentes e comunidade.
O PPGEdu tem um corpo docente formado por 58 professoras/es que se organizam em torno de 08 Linhas de Pesquisa articuladas em eixos temáticos que operam como parâmetro de referência para o ingresso e a permanência tanto dos professores como dos estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado. Atualmente, em consonância com o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (2024-2028) e com o Plano Institucional de Pós-graduação (2021-2025) da UFPE, o Programa tem como metas principais: aumentar o incentivo à construção de redes e parcerias com países da América Latina e África; ampliar sua política de inclusão e diversidade, elaborando um plano de ações para a permanência dos/as estudantes cotistas; e consolidar as ações voltadas à internacionalização (Plano de Gestão 2024-2026).
O funcionamento do PPPGEdu vem sendo aperfeiçoado ao longo dos últimos anos, mas sempre orientado pelos princípios da gestão democrática, com um Colegiado formado por todas/os as/os docentes integrantes das oito Linhas de pesquisa, que se reúne mensalmente para discutir e deliberar acerca das questões estruturantes do Programa, inclusive com participação e direito a voto das representações discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado. O PPGEdu também realiza reuniões bimensais com as coordenações das Linhas de pesquisa para tratar do acompanhamento específico das ações previstas no seu Planejamento Estratégico quadrienal. No início de cada semestre letivo, é realizado um encontro com todas/os as/os discentes para apresentar as diretrizes gerais de funcionamento do Programa, escutar demandas e definir ações comuns.