LINHA DE PESQUISA
GESTÃO ORGANIZACIONAL (Líder de linha: Prof. Dr. Denis Silva da Silveira)
A linha de pesquisa Gestão Organizacional (GO) aborda as áreas funcionais tradicionais da Administração, tais como Marketing, Finanças, Estratégias, Logística e Gestão da Informação. Os professores vinculados a esta linha desenvolvem estudos com ênfase mas não exclusivamente, na administração de serviços, negócios internacionais, varejo e hospitalidade. As pesquisas desenvolvidas e as teses e dissertações orientadas buscam ênfase na compreensão das estratégias e ações cotidianas das organizações, buscando propostas para a melhoria do desempenho empresarial e uma compreensão mais realista dos desafios da administração.
Campos Temáticos
Os campos temáticos derivam do desdobramento das duas grandes linhas de pesquisa do Programa. Cada campo reúne um conjunto de eixos temáticos, reflexões teórico-conceituais e abordagens privilegiadas no PROPAD, que se traduzem, no nosso cotidiano, em espaços de diálogo (núcleos de estudos e pesquisas, seminários e reuniões diversas, disciplinas ofertadas, projetos de pesquisa) e em diversificadas atividades para trocas entre docentes e discentes. Busca-se flexibilidade e dinamismo com os Campos Temáticos ao mesmo tempo que estes refletem a consistência e especialização em temas de pesquisa dos docentes que os compões. Uma vantagem dos Campos Temáticos é que podem ser ajustados de acordo com as mudanças no corpo docente e dinamismo dos interesses de pesquisa, quando necessário.
Estratégia, Operações e Sustentabilidade (EOS)
O campo temático de Estratégia, Operações e Sustentabilidade (EOS) lida com os temas: (a) administração estratégica, internacionalização e desempenho empresarial; (b) gestão de qualidade em processos e serviços, gestão de falhas em suprimentos, relacionamento com fornecedores e logística empresarial; (c) sustentabilidade na perspectiva empresarial e territorial, inovação social, turismo de base comunitária e negócios com impacto social.
Pesquisadores:
Prof.Dra. Carla Regina Pasa Gómez (Currículo Lattes)
Finanças (F)
O campo Temático de Finanças envolve os seguintes tópicos de pesquisa: governança corporativa, estrutura de capital, desempenho, práticas de governança corporativa, mercado de capitais, value at risk, analise de investimento, Inovação e métodos quantitativos. Atualmente três docentes compõem o campo temático de finanças, com orientação de alunos de doutorado e mestrado, e vínculo com as graduações de administração e ciências contábeis da UFPE.
Pesquisadores:
Prof.Dra. Joséte Florencio dos Santos (Currículo Lattes)
Marketing e Comportamento do Consumidor (MCC)
O campo temático MCC tem interesse em pesquisas que envolvam a gestão de serviços, o comportamento do consumidor e o macromarketing. Em termos metodológicos, incluem-se estudos com abordagens de pesquisa qualitativas e quantitativas, com perspectivas positivistas e humanistas. Estimulamos o uso de pesquisas mistas. Atualmente os principais tópicos de interesse são: sacrifício do consumidor, sustentabilidade no turismo, ambientes de serviços e varejo, psicologia do consumidor e experimentos em marketing.
Pesquisadores:
Prof. Dr. André Luiz Maranhão de Souza Leão (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Marconi Freitas da Costa (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Salomão Alencar de Farias (Currículo Lattes)
Tecnologia da Informação (TI)
O campo temático de tecnologia da informação no escopo da administração congrega o estudo dos processos, sistemas e artefatos computacionais que são derivados da tecnologia, empreendendo também estudo de impactos e ajustes em gestão, modelagem e especificação, planejamento e governança da tecnologia. Por ser especialidade da ciência que trata de organizações e pessoas adere indistintamente a metodologias tradicionais e modernas de pesquisa científica e produção de conhecimento, atingindo até a concepção de artefatos computacionais.
Pesquisadores:
Prof.Dr. Denis Silva da Silveira (Currículo Lattes)
Prof.Dr. Jairo Simião Dornelas (Currículo Lattes)
Prof.Dra. Taciana de Barros Jerônimo (Currículo Lattes)
LINHA DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE (Líder de linha: Prof. Dr. Fernando Gomes de Paiva Júnior)
A linha de pesquisa Organização e sociedade (OS) caracteriza-se por sua interdisciplinaridade tanto de temáticas de pesquisa, como de abordagens metodológicas. Apresenta um espaço onde os docentes vinculados podem associar teorias e conhecimentos de áreas diversas das ciências sociais nos problemas da gestão das organizações. Desse modo, a diversidade de temas e perspectivas metodológicas, permitem o desenvolvimento de estudos não tradicionalmente associados à área da administração, fugindo ao lugar comum, sem perda de foco na área de concentração da Administração. Busca-se o avanço do conhecimento da área por meio de abordagens ecléticas, subjetivas e nem sempre por meio de pesquisas aplicadas.
Campos Temáticos
Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (CEI)
As pesquisas desse campo temático são produzidas sob uma perspectiva interdisciplinar, em que se busca compreender as condições de existência e aplicabilidade das novas tecnologias de gestão relacionadas ao fenômeno da criatividade que ocorrem no contexto de relações sócio-organizacionais, articuladas em arranjos produtivos, territórios criativos e redes de negócios.
Palavras-Chave: Criatividade, Empreendedorismo, Gestão da Criatividade, Inovação.
Prof. Dr. Fernando Gomes de Paiva Júnior (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Henrique César Muzzio de Paiva Barroso (Currículo Lattes)
Processos Humanos Complexos nas Organizações (PHCO)
O estudo das múltiplas dimensões psicológicas e socioculturais dos sistemas humanos complexos envolvidos nas organizações com o objetivo maior de modelar estrutura, processos, dinâmica e impactos de forma a contribuir concretamente para a sua gestão efetiva. Há uma ênfase no uso de ferramentas matemáticas e estatísticas em pesquisas quantitativas, mas sem excluir eventuais investigações qualitativas voltadas para a identificação ou inspiração de variáveis e hipóteses objetivamente úteis. Trabalha-se com cognição, emoções e outros processos mentais, tratando-os como situados em contextos materiais, históricos e sociais, considerando as possíveis interações lineares, não lineares, dialéticas e/ou recursivas envolvidas. A referência à complexidade reflete uma ponderação dos diversos elementos e relacionamentos presentes em fenômenos sociais e humanos, mas não implica necessariamente em teorizações complicadas, antes buscando-se, sempre que possível, modelos simplificadores.
Pesquisadores:
Prof. Dr. Antonio Roazzi (Currículo Lattes)
Redes Sociotécnicas, Competências Profissionais e Trabalho (RSCPT)
Este campo temático adota uma perspectiva multidisciplinar para analisar a variedade de práticas organizativas em contextos organizacionais diversos.
Temas de interesse: 1) Associações sociotécnicas e inovações; 2) Competências profissionais e ensino superior; 3) Relações de trabalho e seus significados.
Profª. Drª. Débora Coutinho Paschoal Dourado (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Diogo Henrique Helal (Currículo Lattes)
Profª. Drª. Jackeline Amantino de Andrade (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Sérgio Carvalho Benício de Mello (Currículo Lattes)