Notícias Notícias

Voltar

UFPE ganha dois novos doutorados nas áreas de Nutrição (CAV) e de Políticas Públicas, no Recife

Os cursos foram aprovados este mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ganhou dois novos doutorados, o doutorado profissional em Políticas Públicas e o doutorado acadêmico em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica. Os dois cursos foram aprovados este mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade já conta atualmente com 55 doutorados acadêmicos e quatro doutorados profissionais.
 
O doutorado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica é vinculado ao programa de mesmo nome, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica (PPGNAFPF). A pós-graduação é ligada ao Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão. O curso tem como linhas de pesquisa “Estudos experimentais em nutrição e plasticidade fenotípica” e “Estudos pré-clínicos e clínicos em nutrição, atividade física e saúde”. A seleção para a primeira turma do doutorado terá dez vagas.
 
A professora Mariana Pinheiro Fernandes, coordenadora da proposta que foi submetida à Capes do novo doutorado, explica que o PPGNAFPF, além de ser voltado à formação de alto nível na área de atenção à saúde, tem caráter transdisciplinar, integrando pesquisa clínica e aplicada. Ela lembra que o doutorado permitirá ao egresso do programa, que tem o título de mestre, a formação em nível de doutoramento. Além disso, os docentes que atualmente atuam no mestrado poderão dar continuidade às pesquisas inseridas nas linhas do programa.
 
A professora elenca alguns dos diferenciais da pós-graduação. “Uma das características marcantes do PPGNAFPF, um programa temático na área de nutrição, é que diversos de seus docentes desenvolvem pesquisas dentro de uma grave problemática estadual, regional e nacional referente a variações do ambiente nutricional durante períodos críticos do desenvolvimento e sua correlação com maior predisposição a doenças crônico-metabólicas na vida adulta, além de proporem medidas de intervenção, como a atividade física e alimentação balanceada”, explica.
 
A coordenadora explica a importância da criação do doutorado para aquela localidade. “A cidade de Vitória de Santo Antão está inserida numa região da Zona da Mata de Pernambuco onde há sério problema que ameaça o bem-estar de sua população, a chamada transição nutricional, uma vez que o município é um dos bolsões de declínio da prevalência de desnutrição infantil e elevação da prevalência de sobrepeso/obesidade em adultos. Vários pesquisadores desenvolvem parcerias com prefeituras do município e da região, além de realizarem pesquisas diretamente relacionadas com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme diretrizes definidas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)”, exemplifica.
 
PIONEIRISMO - O doutorado profissional em Políticas Públicas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) do Campus Recife, tem as linhas de pesquisa “Implementação e avaliação de políticas” e “Agenda, desenho, processo decisório e governança”. É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, uma pós-graduação stricto sensu voltada ao desenvolvimento profissional de servidores públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) nas três esferas de gestão (federal, estadual e municipal). De acordo com o projeto de criação do doutorado, a ideia é “promover espaços para o estudo, a pesquisa e a inovação nas distintas etapas das políticas públicas (formulação, implementação e avaliação)”, objetivando o contínuo e permanente processo de modernização do Estado e a melhoria da qualidade dos serviços prestados por ele.
 
O coordenador do projeto de criação do doutorado, professor Ernani Carvalho, explica que existem poucos programas de pós-graduação profissionais com doutorado que atendem o público específico de servidores públicos. “Esses programas buscam atender essa demanda de servidores públicos que querem e buscam um aperfeiçoamento mais aprofundado no seu campo de atuação”, conta. Ele explica que, geralmente, os programas profissionais tomam como meta a resolução de problemas práticos. “Cada setor tem seus desafios e muitos deles são superados quando o servidor do setor busca conhecimento, busca entender o problema teoricamente e aplica metodologias inovativas e avançadas para a solução dos problemas”, descreve. 
 
O pesquisador explica ainda a importância do novo doutorado. “Vai ser o único programa profissional desse tipo atuando em nível de doutorado em Pernambuco e nas regiões Norte e Nordeste. O programa já vem tendo impacto na formação de turmas de mestres em diversas áreas e setores das políticas públicas, como educação, controle, trabalho, então essa é a dinâmica futura”, conta. A primeira seleção para o curso de doutorado deverá oferecer 15 vagas.
 
A pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), Carol Leandro, explica que o novo doutorado de Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica do CAV vai proporcionar a formação continuada dos mestres formados pelo programa. “Com a abertura do doutorado, a gente vai conseguir suprir uma demanda antiga, não só de Vitória de Santo Antão, mas das cidades do entorno. Estamos extremamente felizes com o resultado e esperamos contribuir com a formação dos nossos estudantes que ingressaram desde a graduação, passaram pelo mestrado e agora vão, finalmente, conseguir fazer o doutorado”, comemora.
 
“A abertura do doutorado em Políticas Públicas também é outro momento para se comemorar, uma vez que é um curso, historicamente, de excelência. O programa já tem vários convênios, não somente com o governo do Estado, mas também com a Prefeitura do Recife. Com a abertura do doutorado, vamos conseguir também dar continuidade ao processo de formação. Ambos os cursos, tanto de Nutrição como de Políticas Públicas, foram muito elogiados pela comissão da Capes”, conta.
 
Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
politicaspublicas.dcp@ufpe.br
Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica
ppgnafpf@ufpe.br
Data da última modificação: 25/07/2024, 09:50