Notícias Notícias

Voltar

UFPE tem três trabalhos premiados no Prêmio Capes de Tese 2024

Resultado preliminar mostra ainda que outros três estudos desenvolvidos na Universidade foram agraciados com a menção honrosa

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve três trabalhos pré-selecionados como vencedores no Prêmio Capes de Tese 2024, considerado o “Oscar da Ciência Brasileira”. Os selecionados foram Yuri Barreto Cabral de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes); Ryanne Carolynne Marques Gomes, da Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnfermagem); e Diogo da Fonseca Soares, que desenvolveu a tese dele na Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE, em cotutela com o Programa de Engenharia Civil da Universidade de Granada, na Espanha. Já em sua 19ª edição, o Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em cada uma das 50 áreas de avaliação estabelecidas pela Capes e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação. O resultado preliminar está disponível aqui. 

Intitulada “Essays in development economics” (Ensaios em economia do desenvolvimento, em tradução livre), a tese de Yuri Barreto Cabral de Oliveira, do Pimes, aborda a questão da Economia do Desenvolvimento a partir do estudo dos efeitos de curto e longo prazo de eventos históricos e políticas públicas. Entre os casos analisados por Yuri está o impacto positivo na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento econômico a partir da implantação de uma política pública de distribuição de cisternas para armazenamento de água entre famílias pobres de áreas rurais.

Defendida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, a pesquisa “Validação clínica do diagnóstico de enfermagem risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco”, de Ryanne Carolynne Marques Gomes, consiste em um estudo de validação de diagnóstico de enfermagem realizado em três momentos: construção da Teoria de Médio Alcance Risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco; avaliação da mesma; e sua validação clínica por meio de um estudo caso-controle realizado com dois grupos, compostos por um total de 155 gestantes de alto risco identificadas com e sem o desfecho “ruptura da relação simbiótica materno-fetal”. Após duas rodadas de avaliação, a teoria foi considerada consistente, concluindo-se assim que os resultados alcançados contribuem para, entre outros, a prática clínica, o ensino e a pesquisa de enfermagem, e também para a implementação de ações educativas a gestantes de alto risco e suas famílias. A tese ainda está embargada para acesso, neste link. 

Já a pesquisa “Model to determine greenhouse gas emissions of the urban railway system in the northeast of Brazil” (Modelo para determinar emissões de gases de efeito estufa do sistema ferroviário urbano do nordeste do Brasil, em tradução livre), de autoria de Diogo da Fonseca Soares, do Prodema, ressalta a importância do setor ferroviário na redução das emissões globais de gases de efeito estufa, revelando um aumento significativo das publicações científicas sobre o tema e identificando lacunas na pesquisa de sustentabilidade. O estudo destaca ainda a importância da eletrificação e da adoção de tecnologias limpas para a sustentabilidade ferroviária, de modo a contribuir com os objetivos globais de sustentabilidade. A tese foi a primeira da Região Nordeste a conquistar o Prêmio Capes de Tese na área de Ciências Ambientais.

MENÇÃO HONROSA - A UFPE teve ainda três trabalhos contemplados com a Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2024. Foram eles: “Design para (re)significar: Diálogos sobre autoimagem pelas lentes de mulheres que enfrentaram o câncer de mama”, de Débora Tatiana Ferro Ramos, do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign); “Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental”, de Luan Costa de Luna, da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec); e “Rio Jaguaribe, das entradas aos açudes: A guerra como fundamento da formação territorial do Ceará”, de Anderson Camargo Rodrigues Brito, da Pós-Graduação em Geografia (PPGeo).

PREMIAÇÃO - Em sua fase preliminar, a 19ª edição do Prêmio Capes de Tese pré-selecionou 49 trabalhos como vencedores, além de outros 97 que receberão menções honrosas. Para chegar a esse resultado, a agência avaliou os 1.632 trabalhos inscritos a partir de parâmetros como originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.

Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, além de certificado e medalha. Do conjunto de 50 teses premiadas, três receberão o Grande Prêmio Capes de Tese, que consiste em uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Os vencedores da menção honrosa terão direito a certificado de premiação.

Data da última modificação: 30/08/2024, 11:30